Colibacilose

  A colibacilose é uma doença infecciosa, provocada pela Bactéria Escherichia coli, responsável pelo dizimar dos filhotes, entre o 5º e o 6º dia, que ataca fulcralmente os intestinos, havendo a necessidade de um tratamento cinco (5) dias antes da previsível postura, imunizando-os durante 2 a 3 semanas. Para o efeito deverá utilizar-se um antibiótico que possua a capacidade de prevenir a Colibacilose, Coccidiose, Salmonelose e Micoplasmose, sempre acompanhado de um complexo vitamínico-mineral-aminoácido.

Deverá observar-se se o ventre tem manchas escuras nos intestinos e fígado de forma a implementar-se os inerentes tratamentos (Antibiótico + Complexo vitamínico ou Colina), consoante estejamos perante Colibacilose/ Salmonelose ou Hepatite (Gordura saturada no fígado).

Quando os reprodutores abanam a cauda ao respirarem e apresentam algumas manchas na zona do fígado estaremos sintomaticamente com um problema hepático, eventualmente solucionável com retirada de sementes pretas (gordas) e administração de Colina e Complexo B ou um complexo polivitamínico durante cinco (5) dias.

As formas não patogénicas assim como as patogénicas são eliminadas pelas aves através das fezes. A bactéria muitas vezes existe em estado latente e em geral aparece depois de alguma menor resistência do sistema imunitário do canário.

A sintomatologia de tal doença infecciosa materializa-se em:

  • Baixa fertilidade das fêmeas e dificuldade de eclosão dos ovos e crescimento retardado de filhotes;
  • Emissões poliúricas (excesso de urina);
  • Dispneias (respiração difícil); febre e espirros; sede intensa
  • Morte ao final do 5º dia.

 TRATAMENTO:

  • FP 20 /20 – Colibaciloses; Salmoneloses e Micoplasmoses – Como Profilático e prevenção 5 dias antes do início da postura e durante a 1ª semana de vida e aquando da separação dos pais.
  • TABERNIL CRIA - Associação antibiótica, quimioterápica e vitamínica –utilizado no tratamento de processos infecciosos devidos a microorganismos sensíveis à associação tetraciclina –neomicina -furaltadona, que aparecem especialmente durante os primeiros dias de vida , tais como quadros entéricos, respiratórios, urogenitais e complicações de enfermidades víricas.
  • THERAPRIM – Tratamento das infecções gastro - intestinais e salmonelose.
  • COMPLEXO B ou qualquer polivitamínico (concentrado alimentar).                                                                                         Os complexos vitamínicos permitem tratar as avitaminoses resultantes de perturbações a nível intestinal geradas por parasitas, situações infecciosas  e ou  após tratamentos à base de antibióticos.
  •  CALCIOCOLINA P – Complemento alimentar para correcção das falhas de nutrição e como medicamento para tratamento das doenças hepáticas e digestivas.
  • BIOSERINE – Tratamento antibacteriano de largo espectro que combate as enfermidades infecciosas – Colibacilose e salmonelose.

: