Conselhos
CONCEITOS SUBJACENTES À IMPLANTAÇÃO DE UMA LINHA DE ELEVADO
VALOR GENÉTICO
( FOTO RETIRADA DO SITE RENÉ ALSEMA )
- Adquirir canários de óptima qualidade somente a um bom criador que já pratique a consanguinidade há, pelo menos, três anos. Deverá ter-se como objectivo a criação de uma linha de elevado valor genético.
- Não efectuar mais de três criações por ano e/ou em alternativa utilizar amas. Os reprodutores devem ser de boa genealogia, sãos, férteis e vigorosos.
- Robustez, vigor, fertilidade e saúde deverão estar associadas à beleza estética dos reprodutores.
- Vender, desde que não imprescindíveis, os canários que participaram nas exposições, evitando eventual contaminação patogénica do canaril.
- Adquirir canários de plumagem excelente (Côr / qualidade) e óptima posição.Acresce referir que as características hereditárias prevalescentes transmitidas pelo macho são a côr e comprimento (tamanho),conquanto que da fêmea herda o tipo; cabeça;forma; constituição.
- Possuir condições de espaço ideais.
- Fixadas as linhas, criar em circuito fechado, de modo a evitar genes incompatíveis e efeitos negativos.Deve afastar-se o temor absurdo dos efeitos
negativos da consanguinidade.
- Somente a aplicação correcta da consanguinidade pode dar vida a uma linha de elevado valor.
- A consanguinidade é um filtro do património hereditário, fazendo emergir os caracteres positivos; negativos; e, indiferentes.
- Acasalar somente os canários sãos, ferteis, vigorosos, de bela plumagem e o mais próximo do “ standard “ ideal.
- A consanguinidade tende a reagrupar o conjunto dos genes positivos semelhantes, isto é, produz homozigotes, ou seja, a pureza dos caracteres
seleccionados que assumem dominância na linha.